Quais são as opções de tratamento para apneia do sono

Você ronca? Ronca alto? Sente sonolência excessiva durante o dia? Desperta durante a noite com falta de ar e com a boca seca? Então, provavelmente você precisa fazer um tratamento para apneia do sono.

Essa síndrome está relacionada a uma parada respiratória de 10 segundos ou mais enquanto a pessoa dorme e, quando não tratada, leva à má qualidade do sono, além de aumentar o risco de problemas cardíacos.

Algumas vezes, as mudanças de hábito, como praticar atividades físicas, ter uma dieta balanceada, perda de peso, deitar de lado e evitar a ingestão de álcool antes de dormir, são suficientes para resolver esse problema. Entretanto, em outros casos, essas pequenas alterações na rotina podem não solucionar a doença.

E você, sente os sintomas desse distúrbio? Ou seu parceiro ronca tanto que não deixa ninguém dormir? Continue lendo este “post” e conheça as principais opções para tratar a apneia do sono.

Pressão positiva contínua nas vias respiratórias

Também conhecido como CPAP, esse tratamento é realizado por meio de um aparelho que injeta ar sobre pressão para abrir ou aumentar a passagem de ar na garganta.

Mesmo sendo reconhecido como um dos melhores tratamentos para a apneia severa, por ser um aparelho pouco confortável, muitas pessoas não o toleram, outras evitam a sua utilização diária ou fazem uso de forma incorreta, o que não resolve os efeitos colaterais da síndrome.

Tratamento de avanço mandibular

Esse tipo de tratamento vem ganhando destaque no Brasil e, muitas vezes, é indicado como primeiro recurso a ser utilizado como tratamento para solucionar os casos de apneia do sono obstrutiva.

Ele é realizado por meio de aparelhos intraorais de avanço mandibular que reposicionam a mandíbula e toda a musculatura orofaríngea, minimizando e evitando o colapso das vias aéreas superiores ao longo do sono. Para tanto, essas placas proporcionam, assim como o CPAP, um maior calibre da passagem de ar, inclusive, evitando o barulho do ronco.

Como existem diferentes aparelhos intraorais, dos mais rudimentares até os de alta tecnologia, é importante consultar um dentista especializado para que ele defina o melhor modelo a ser utilizado.

Em alguns casos específicos torna-se necessário utilizar retentores linguais que puxam por uma câmara de sucção a língua para frente. Mas, para maioria dos casos de apneia as placas de avanço mandibular de alta tecnologia de precisão, feitas sobre medidas, são mais confortáveis e eficazes, e geralmente o paciente consegue se adaptar facilmente à sua utilização.

Outras vantagens são a adesão ao tratamento de longo prazo, a portabilidade e durabilidade dos aparelhos.

Cirurgias

As cirurgias são indicadas em casos muito específicos. Os principais procedimentos cirúrgicos adotados para resolver a apneia do sono são:

  • Remoção de amídalas e adenoide: evita que essas estruturas impeçam a passagem de ar ou vibrem.
  • Remoção (hoje pouco utilizada) ou redução da úvula: uvulopalatofaringoplastia
  • Cirurgia de avanço da mandíbula (ortognática): quando necessário, o queixo deve ser reposicionado para favorecer o percurso do ar;
  • Criação de nova passagem de ar: traqueostomia

Portanto, caso você esteja sentindo os sintomas da doença ou está preocupado com a saúde do parceiro, não deixe de procurar uma clínica especializada em distúrbios do sono. A ajuda de um profissional é fundamental para definir o tratamento adequado e, assim, garantir uma melhor qualidade de vida.

Ainda tem dúvidas sobre o tratamento para apneia do sono? Deixe um comentário com as suas perguntas!