O cigarro afeta a qualidade do sono? Entenda melhor essa relação

Conhecer as causas dos distúrbios do sono é fundamental para entender o funcionamento do corpo e buscar tratamentos. Fumar, por exemplo, é extremamente prejudicial para o organismo e pode causar muitas noites mal dormidas. O cigarro afeta a qualidade do sono porque contém substâncias como o tabaco e a nicotina, que aumentam a chance de desenvolvimento de síndromes, como o ronco e a apneia.

Neste texto, vamos explicar melhor a relação entre o cigarro e a qualidade do sono. Continue a leitura para saber mais!

Por que o cigarro afeta a qualidade do sono?

O tabaco e a nicotina presentes no cigarro afetam diversas funções pulmonares e neurológicas, desregulando ciclos metabólicos do organismo. Por esses motivos, há uma série de implicações decorrentes do cigarro, que vão desde agitação e estresse até problemas como ronco ou apneia obstrutiva.

Como o ronco está relacionado ao cigarro?

A fumaça do cigarro pode causar inflamação  na mucosa das vias nasais. Com essa inflamação, a linha de passagem do ar no nariz pode ficar mais apertada, o que faz com que o ar passe de forma turbulenta. Isso pode gerar uma espécie de “vibração” conforme o ar entra e sai, levando ao ronco.

E a apneia?

No caso da apneia, a relação com o cigarro ocorre de uma forma parecida: a fumaça inalada irrita os tecidos do nariz e da garganta, causando um inchaço que atrapalha o fluxo de ar. Com isso, há um colapso na parte posterior dos músculos da garganta, causando a apneia obstrutiva do sono.

Como tratar o ronco e a apneia do sono?

O ideal é procurar uma clínica especializada, onde profissionais poderão fazer os exames necessários, chegar a um diagnóstico e indicar o melhor tratamento para cada caso. Abandonar o hábito de fumar é importante no processo de busca de uma vida sem ronco e/ou apneia do sono.

Que outros distúrbios do sono o cigarro pode causar?

  • Alterações no ritmo circadiano: o ritmo circadiano é o ciclo biológico de 24 horas dos seres vivos. É por causa desse ciclo que nosso corpo reconhece os horários de despertar, de dormir, de se alimentar… quem fuma pode ter alterações nesse ciclo das células do pulmão e do cérebro, prejudicando as horas de sono e a qualidade desse sono.
  • Inquietação e dificuldade de pegar no sono: a nicotina é uma droga estimulante, e, por isso, pode causar estresse e ansiedade. Segundo um estudo publicado pela Universidade da Flórida em 2013, perde-se 1,2 minuto de sono para cada cigarro fumado.
  • Insônia: também motivada pela nicotina. Por ser um estimulante potente, quem fuma pode desenvolver insônia crônica caso comece a fumar com muita frequência perto da hora de dormir.

Entender por que o cigarro afeta a qualidade do sono é o primeiro passo para buscar uma solução. Com a ajuda dos tratamentos adequados, é possível se livrar de distúrbios que atrapalham o descanso, como o ronco, e voltar a ter noites tranquilas, com um sono restaurador e mais qualidade de vida.

Se você gostou deste artigo, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para ler outros conteúdos e saber mais sobre qualidade do sono!