Lista: 4 alimentos perfeitos para comer antes de dormir

Você já acordou cansado, indisposto e não conseguiu identificar o que pode ter feito com que dormisse tão mal? Pois saiba que a resposta pode estar na sua alimentação! Afinal, a digestão afeta diretamente o metabolismo e se você não sabe o que comer antes de dormir, pode estar escolhendo alimentos que prejudicam a qualidade do seu sono.

Por isso, os nutricionistas alertam: os alimentos podem influenciar positivamente ou negativamente no período de descanso, e se você quer ter uma noite tranquila e revigorante, esta lista de alimentos leves e saudáveis vai lhe ajudar!

Escolha bem o que comer antes de dormir

Acredite, existem alimentos certos para cada hora do dia e saber quais escolhas devem ser feitas na hora de se alimentar lhe ajudará a manter a silhueta, ter a energia necessária para enfrentar um longo dia de trabalho e também auxiliará no relaxamento do corpo, item importante para uma noite bem dormida.

Funcionando como um verdadeiro relógio, nosso organismo responde a tudo o que enviamos para ele e, por isso, a ingestão de alguns produtos antes de dormir é essencial para quem quer ter uma noite bem dormida ou evitar, por exemplo, o ronco.

Até agora, o que se sabe é que, no fim do dia, os nutrientes consumidos são usados na regeneração dos tecidos. Dessa maneira, o cardápio noturno deve ser rico em frutas, legumes e proteínas com alto teor de ômega 6 e ômega 3.

Confira a lista do que comer antes de dormir

1. Leite com mel

Quem nunca teve um copo de leite morno com mel oferecido pela mãe ou avó? Rico em tripofano, precursor da serotonina (o hormônio do sono), o alimento morno ajuda o corpo a relaxar, diminuindo o estresse e proporcionando uma noite bem mais tranquila. Além disso, o mel é uma fonte simples de carboidrato, que auxilia na absorção do aminoácido.

2. Aveia e iogurte

Essa combinação tem a dose certa de vitaminas do complexo B, fibras, cálcio e proteínas que mantêm o intestino funcionando de forma exemplar. Além disso, ajudam a aumentar a saciedade e são fonte importante do tripofano, o mesmo aminoácido presente na mistura de leite com mel.

3. Oleaginosas

A gordura monoinsaturada presente nas castanhas e nozes são conhecidas por auxiliarem na saúde do coração, mas nem todo mundo sabe que elas também são importantes fontes do precursor da serotonina.

4. Frutas secas

Se você faz parte daquela parte da população que precisa de algum alimento doce antes de dormir, saiba que a ajuda para relaxar o corpo pode estar nas frutas secas. Isso porque elas são ricas em fibras e açúcar, que juntos estimulam o sono.

Os carboidratos presentes nestes alimentos também auxiliam na melhor absorção do tripofano e, consequentemente, na produção da serotonina. Assim, você conseguirá aliar uma alimentação saudável com os nutrientes mais indicados para uma noite de sono tranquila.

Agora que você já sabe o que comer antes de dormir, aproveite para ler mais sobre as 6 consequências de uma noite mal dormida e coloque todas as nossas dicas em prática.