Meditação para dormir melhor é possível! Veja como

Para muitas pessoas, uma boa noite de sono parece um verdadeiro sonho! Seja porque o corpo está cansado demais, o ronco atrapalha o descanso ou o nível de estresse é tão elevado que o hormônio mais importante do período, a serotonina, não é produzida na quantidade necessária para que se relaxe por algumas horas seguidas. O que muita gente não sabe é que é possível conquistar esse objetivo de maneira simples, com a meditação para dormir.

Por isso, se você quer descobrir como relaxar o corpo e a mente e embarcar em uma noite tranquila, serena e revigorante, é preciso abrir mão de velhos hábitos e desenvolver novas habilidades. Saiba como!

Liberte-se da máxima da pessoa multitarefa

Antes mesmo de falarmos como usar a meditação para dormir melhor é preciso que, primeiro, você tenha em mente um ponto importante. Deixe de lado a necessidade de ser multitarefa. Não é preciso que você fique atenta 24 horas por dia, nem que consiga dar conta de tudo o que foi incumbido de fazer no trabalho.

Afinal, cobrar-se demais e ter altos níveis de estresse pode lhe ajudar a piorar o ronco e a apneia, deixando suas noites ainda mais angustiantes e mal dormidas.

Veja o passo a passo da meditação para dormir melhor

Agora que você já sabe o primeiro passo para ajudar sua mente ­— e seu corpo — a relaxar, é hora de conhecer um passo a passo que lhe ajudará a diminuir o ritmo e descansar a mente, preparando você para longas horas de um sono revigorante.

1. Aceite o dia que passou

Sim, pode parecer pouco, mas ao entender que aquilo que passou não pode ser refeito, você começa a se desvincular da necessidade de ser multitarefa, a se cobrar menos e consegue relaxar com mais rapidez.

Por isso, o primeiro passo é encontrar um lugar calmo, como o seu quarto, sentar-se na cama com as costas eretas e, em silêncio, realizar um resumo de tudo o que passou. Se você preferir, pode fazer isso em um pequeno diário. Mas, lembre-se, é preciso que durante esse tempo seu foco seja em aceitar que você deu o seu melhor e fez tudo o que estava ao seu alcance.

2. Foque na sua respiração

Meditar é estar diretamente conectado com você e muitas pessoas conseguem estabelecer esse vínculo quando se concentram em sua respiração. Ainda sentada de costas eretas, concentre-se no ar que entra pelo seu nariz, chega aos pulmões e é liberado pela boca.

Imagine todo esse trajeto, mas mantenha o foco apenas no que você sente, não tente buscar imagens.

3. Deixe os pensamentos fluírem

Engana-se quem pensa que a meditação é o ato de não pensar em nada. Esta é a maior dificuldade de quem busca a meditação para dormir, em especial nos primeiros dias.

O grande segredo é permitir que os pensamentos venham até você, que eles dialoguem com a sua concentração, mas que não ocupem o seu foco. Pense, identifique e deixe que aquilo siga em sua mente! Fique assim por, pelo menos, 5 minutos!

4. Faça um pequeno alongamento

Levante-se e alongue a coluna, os ombros, os braços e as pernas, sempre focando em sua concentração. Isso lhe ajudará a relaxar os músculos e preparará o seu corpo para o descanso. Depois, basta deitar e aproveitar a sua noite de sono!

Gostou do conteúdo sobre meditação para dormir? Então nos siga no Twitter e no Facebook e receba em primeira mão todos os conteúdos sobre o sono, seus distúrbios e tratamentos.