3 constrangimentos causados pelo ronco
Quem sofre com essa síndrome sabe: os constrangimentos causados pelo ronco podem atrapalhar os relacionamentos afetivos, a autoestima, a vida social, a qualidade do sono e muito mais. Além de todos os problemas relacionados à saúde e à qualidade de vida, as pessoas que roncam tendem a passar por alguns constrangimentos bastante indesejados.
Continue a leitura e conheça todos eles.
1. Transtorno para a vida conjugal
O barulho do ronco é bastante incômodo, principalmente para pessoas que têm o sono leve. Agora, imagine ter que conviver com esse som todas as noites? Para evitar esse problema, muitos casais acabam afastando-se e dormindo em ambientes separados.
Essa situação pode causar constrangimento, irritação, cansaço, desgaste na relação e até mesmo brigas entre o casal. Antes que isso aconteça, a melhor opção é investir no diálogo e procurar a ajuda de uma clínica especializada para iniciar o tratamento adequado. Imagine que é só iniciar um tratamento que já se pode voltar para o quarto do casal sem esse grave transtorno conjugal.
2. Problemas ao dormir fora de casa
Muitas pessoas que roncam acabam recusando convites para viajar, compartilhar quartos de hotéis ou dormir na casa de amigos e parentes por sentirem-se constrangidas. Infelizmente, o medo de ser alvo de piadas relacionadas ao ronco pode atrapalhar a sua vida social, impossibilitando bons momentos.
Vale lembrar que o ronco não é motivo para brincadeiras. Esse é um problema sério, que pode evoluir para transtornos mais graves, como a apneia do sono, uma síndrome caracterizada pela obstrução da respiração durante o sono. Portanto, em vez de julgar ou fazer piadas, devemos orientar as pessoas a procurarem o tratamento adequado.
3. Incômodo para o sono de outras pessoas
Além de acordar com o próprio ronco, as pessoas que sofrem com essa síndrome tendem a sentir constrangimento por atrapalhar o sono das outras pessoas. Não é raro ouvir relatos de pessoas que roncam alto a ponto de chamar a atenção dos vizinhos. A viagem de ônibus ou avião se torna um problemão.
Para evitar esses problemas, muitas pessoas não dormem ou demoram a dormir por medo de roncar e não têm uma noite de sono tranquila, precisando conviver com o cansaço e o estresse no dia seguinte.
A qualidade do sono exerce forte influência na nossa saúde e qualidade de vida. O cansaço, a depressão, o mau humor, a diminuição da libido e a hipertensão podem ser algumas das consequências de noites mal dormidas.
Apesar de comum, o ronco não deve ser encarado como algo normal. Trata-se de uma síndrome que deve ser investigada. É preciso identificar a causa do ronco e tratá-la da melhor forma possível.
Algumas medidas simples também podem ajudar a amenizar o problema, como adotar um estilo de vida mais saudável, manter o peso adequado, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, abandonar o cigarro e dormir com a cabeça mais afastada do colchão.
Felizmente, já existem tratamentos eficazes, que proporcionam uma melhor qualidade de vida não apenas para a pessoa que tem a síndrome, mas também para seus familiares.
Procurar a ajuda de um especialista é fundamental. Afinal, os constrangimentos causados pelo ronco podem ser evitados e deixados de uma vez por todas. Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhar todas as nossas novidades sobre a prevenção e tratamento do ronco!