O ronco pode impactar seu relacionamento: entenda a relação

Toda noite é a mesma coisa: você deita para dormir, mas acaba se revirando por horas na cama. O vilão é o ronco da pessoa ao lado, que estremece as estruturas.

Além de representar um problema para a saúde de quem sofre da síndrome, o ronco afeta o relacionamento.

No post de hoje, vamos falar por que esse barulho atrapalha os casais e como resolvê-lo de vez. Boa leitura!

Por que o ronco afeta o relacionamento?

Organizações inglesas e norte-americanas já dedicaram algumas pesquisas ao assunto. Em uma delas, descobriu-se que um em cada dez casais dorme em quartos separados por conta do barulho produzido por um dos parceiros.

Outra pesquisa aponta que o ressono (ronco) e os problemas conjugais formam um círculo vicioso: os casais têm problemas conjugais porque dormem mal em companhia um do outro, e dormem mal porque estão com problemas conjugais.

A qualidade do sono está comprovadamente relacionada ao nosso desempenho de forma geral. A falta do descanso pode ter como consequências alterações de humor, dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e dificuldade para expressar as ideias.

Essa lista de sintomas é a mistura explosiva que resultará em atritos entre os parceiros. Mau humor, falta de comunicação e de compreensão são receitas infalíveis para brigas de casais.

O “quarto do ronco” (um segundo quarto onde o parceiro roncador vai dormir) tem sido apontado por alguns como a solução salvadora do casamento. Porém, isolar o companheiro em um quarto separado é somente uma ação paliativa, que não resolve o problema original.

Como resolver os incômodos?

Além do dia a dia, o ronco pode afetar outras esferas da vida do casal, como as relações com outros familiares e as férias.

O barulho pode ser muito incômodo e constrangedor, por exemplo, quando o casal recebe em casa visitas de parentes que moram longe. Dormir em um mesmo quarto de hotel pode ser outro desgaste, com potencial para arruinar o lazer.

Quando se tem um parceiro roncador, o melhor a fazer é abordar o assunto abertamente. Com tranquilidade e empatia, converse com o seu companheiro e exponha como o distúrbio do sono dele está atrapalhando a vida dos dois.

Juntos, vocês podem buscar o auxílio de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e dentistas. Esses profissionais poderão descobrir a causa do problema e o melhor tratamento para esse caso específico.

Como lidar com o ronco?

Alguns cuidados na rotina do casal podem contribuir muito para a diminuição da intensidade do ressono. Veja algumas providências que podem começar a ser tomadas hoje mesmo:

Cuidados com o colchão

Um colchão mole demais ou deformado é um péssimo companheiro de sono. Além de causar dores pelo corpo, ele ainda pode favorecer que a pessoa assuma uma postura mais propensa ao ronco.

É importante que o colchão esteja sempre em boas condições de uso e que tenha a densidade necessária para o peso de cada um.

Escolha do travesseiro

Da mesma forma que o colchão pode atrapalhar a noite de sono, um travesseiro inadequado também. O ideal é que o travesseiro não seja mole nem duro demais e ajude a manter toda a coluna alinhada, respeitando a posição anatômica.

Atenção com a refeição antes de dormir

Refeições pesadas à noite são um péssimo hábito para qualquer pessoa. Mais ainda para quem tem distúrbios do sono relacionados ao ronco.

O ideal é fazer refeições leves pelo menos duas horas antes de ir para a cama, para o corpo ter tempo de fazer a digestão. Sopas, caldos e cremes são ótimas opções.

Posição certa para o sono

Se você está deitado de barriga para cima, a gravidade proporciona uma retração da língua para o fundo do palato, estreitando a passagem do ar. Quando isso acontece, o ronco aumenta. Por isso, é importante prestar atenção à posição de dormir e preferir deitar-se de lado ou de bruços.

Agora que você já entendeu como e por que o ronco afeta o relacionamento, já pode começar a resolver esse problema. Para ter acesso a mais informações sobre o assunto e outras dicas de como se livrar do ronco, leia outros “posts” do nosso blog!