4 tipos de tratamento para ronco
O ronco pode incomodar muita gente — não apenas quem está perto de quem ronca, mas também o próprio indivíduo. Por muito tempo, esse comportamento era considerado apenas algo inconveniente, mas hoje sabemos que se trata de uma patologia que pode até causar esclerose das carótidas.
Roncar durante o sono indica que algo não está bem nosso corpo e, portanto, é preciso procurar um tratamento assim que se verifique o problema, pois ele pode piorar.
O ronco ocorre por causa do estreitamento das vias respiratórias. O ar, ao passar por elas durante a respiração, promove a vibração dos tecidos e assim, ocorre o som. Porém, o normal é que isso não aconteça.
Veja, abaixo, quatro opções de tratamento para esse problema, outras opções como as cirurgias otorrinológicas não têm tido muito sucesso, poucos meses depois o ronco volta as vezes até mais intenso.
Conheça os tipos de tratamento para ronco
1. Mudanças de Hábito
Vale a pena tentar fazer algumas modificações nos seus hábitos de vida. Por exemplo, a prática de exercícios físicos é altamente recomendada. Você pode correr, nadar, caminhar, praticar musculação — enfim, escolha a opção que mais lhe agrade.
O exercício melhora o padrão do sono e também ajuda na perda de peso, que é algo diretamente associado ao ronco.
Há outros dois hábitos que, ao serem modificados, podem ajudar a melhorar esse sinal:
- mudança de hábitos alimentares para ajudar a perda de peso;
- deitar de lado: essa posição do corpo deixa a passagem do ar pela garganta mais fácil;
- evitar ingerir: álcool pouco antes de deitar, ansiolíticos e remédios para dormir, pois, eles tendem a relax o corpo e, assim, acabam estreitando o espaço por onde o ar passa, desencadeando o ronco.
2. Aparelho Intraoral
Durante o sono, os nossos músculos ficam mais relaxados, inclusive a musculatura da garganta e da língua. A língua pode cair para trás — especialmente ao dormir de barriga para cima — e acabar diminuindo o calibre da garganta causando uma vibração sonora com o ar que passa pelas vias aéreas.
Com o avanço da tecnologia do design e dos materiais, hoje, a grande maioria das pessoas pode resolver o problema do ronco com a terapia de avanço da mandíbula através do uso dos aparelhos intraorais muito confortáveis. Os aparelhos intraorais personalizados podem ser feitos de diversos materiais e os modelos variam de rudimentares aos de alta tecnologia.
O dentista especializado em sono realizará uma avaliação criteriosa do paciente, da musculatura da face, das articulações (ATM), das arcadas, da dentição, da capacidade de avançar (protuir) a mandíbula, do tamanho da língua e da úvula, do tipo de palato e outros. Se o paciente for candidato ao tratamento, as arcadas são moldadas, o dispositivo sob medida é confeccionado.
O aparelho traz o alívio do ronco e será usado apenas na hora de dormir. Eles são indicados para os casos de ronco primário, apneia leve a moderada e, hoje, os de alta tecnologia podem resolver mais de 50% dos casos de apneia severa, quando bem indicados.
3. Fonoterapia
A fonoterapia pode auxiliar o tratamento do ronco. O fonoaudiólogo avalia o paciente e a partir das conclusões obtidas prepara uma rotina de exercícios específicos.
Os exercícios têm como objetivo o fortalecimento muscular, e alguns deles podem ser praticados em casa pelo próprio paciente.
O ideal é que esse tratamento seja realizado em conjunto com as mudanças dos hábitos. Por exemplo, o excesso de peso atrapalha os resultados que poderiam ser obtidos com a terapia preparada pelo fonoaudiólogo.
4. CPAP
Em último caso, usa-se o CPAP (do inglês, Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua em vias aéreas). Trata-se de um aparelho bastante utilizado pela fisioterapia respiratória e permite manter um fluxo de ar constante. Ele é excelente para aqueles que sofrem com a apneia severa durante o sono, bastante comum entre os que roncam.
O aparelho é mais indicado para as pessoas que não conseguiram parar de roncar com as mudanças de hábito, o tratamento com as placas intraorais ou a prática dos exercícios da fonoterapia. Ele é o mais indicado para as pessoas muito obesas, acima de 50% a mais que o peso ideal e para os homens que têm uma circunferência do pescoço muito grande, geralmente acima de 47cm.
Procure um serviço especializado
Se você está passando por problemas com o ronco ou não consegue dormir por causa do ronco do parceiro, procure um local para realizar o tratamento. Um profissional especializado em distúrbios do sono pode avaliar as causas do problema e iniciar um tratamento personalizado, desenhado unicamente para o paciente em questão.
Você conhece alguém que já realizou algum tratamento para ronco? Já lidou com pessoas que roncam? Conte para nós um pouco dessa experiência! Envie sua mensagem para nós no facebook