Conheça os principais sintomas do bruxismo!

Acordar pela manhã com a cabeça e a mandíbula doloridas pode ter uma causa: o bruxismo. Um dentista especializado em DTM ou em sono é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico  desse distúrbio.

O bruxismo é o ato inconsciente de ranger os dentes ou de apertar o maxilar, principalmente durante o sono. É considerado um distúrbio de movimento noturno e/ou diurno e bem mais comum do que parece.

Acompanhe este post e conheça os principais sintomas do bruxismo.

Quais são os principais sintomas do bruxismo?

Como a atividade de ranger os dentes normalmente se dá enquanto se está dormindo, a pessoa normalmente não percebe o próprio problema. Mas, se não houver alguém que já tenha observado e comentado, prestar atenção nos sintomas pode apontar na direção do problema.

Desgaste e/ou mobilidade dos dentes

O ranger dos dentes, assim como o apertamento – pressão entre mandíbula e maxila, podem ser muito intensos. Com o passar do tempo, ocorre um desgaste facilmente perceptível na dentição, principalmente nos caninos. Em alguns casos também se pode observar o esmalte dos dentes trincado.

Além do desgaste, os movimentos que são feitos com a mandíbula pressionada resultam ainda na mobilidade dos dentes.

Dor na mandíbula

Quando a tensão na mandíbula se mantém por mais tempo, é comum a pessoa acordar com a musculatura do rosto dolorida. Essa dor pode se prolongar por alguns dias, principalmente quando os episódios se repetem com frequência. É um dos principais sintomas para se desconfiar do bruxismo.

Dor de cabeça

As contrações musculares provocadas pelo apertar da mandíbula podem resultar em dores de cabeça. É comum já despertar com a cabeça doendo.

Aumento da sensibilidade e perda dos dentes

O desgaste provocado pelo atrito dos dentes aumenta a sensibilidade dentária e pode se sentir dores mais facilmente. Além disso, a pressão da mandíbula apertando os dentes, que chega a ser sete vezes mais forte durante o sono do que quando acordado, afeta os vasos sob a raiz dos dentes e causa perda óssea que pode levar a perda de dentes.

Quais são os fatores de risco?

O bruxismo afeta, indistintamente, homens e mulheres, mas existem algumas condições que facilitam o seu aparecimento:

Idade

Não se sabe exatamente a razão, mas existe uma incidência muito grande de bruxismo entre as crianças. Por sua vez, com o passar dos anos, o distúrbio diminui e tende a desaparecer. No entanto, sua incidência pode ser observada em todas as faixas etárias.

Estresse

O estresse constitui uma das principais causas do bruxismo. Por outro lado, introduz a pessoa em um ciclo vicioso: o bruxismo deixa a pessoa mais estressada no dia seguinte.

Tabaco e álcool

O hábito de fumar dobra a probabilidade de ocorrência do bruxismo. O mesmo ocorre com o consumo regular de bebidas alcoólicas.

Como é feito o diagnóstico?

De modo geral, a pessoa só toma ciência de que sofre de bruxismo quando alguém que observou a informa do fato.

O melhor caminho é fazer uma avaliação clínica odontológica que vai permitir um rápido diagnóstico.

Além disso, pode ser interessante realizar um exame de polissonografia, que o dentista especializado em sono poderá solicitar, exame este que é capaz de registrar os diversos eventos de ranger e apertar os dentes ao longo de uma noite de sono e, ao mesmo tempo, registrar os despertares que podem ocorrer em vários desses episódios, permitindo avaliar o efeito dessa síndrome na qualidade do sono.

Você conheceu os principais sintomas do bruxismo. Se suspeitar de que sofre desse mal, procure um diagnóstico mais preciso para iniciar logo um tratamento adequado.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais!